Entenda a NR-20: segurança e saúde com inflamáveis e combustíveis



Como você já deve ter reparado, em todas as nossas postagens, sempre destacamos a importância da segurança do trabalho para uma empresa. Sem ela, a saúde e a qualidade de vida de seus funcionários são colocadas em risco, trazendo péssimas consequências para o funcionamento de seu processo produtivo.


Em meio a esse cenário, as Normas Regulamentadoras (NR) são instrumentos do Ministério do Trabalho para regulamentar e padronizar a atuação técnica em nosso país.


Sendo assim, um profissional de segurança no trabalho deve conhecê-las e adotá-las muito bem em sua prestação de serviço.


Nessas horas, a NR-20 é uma das que mais se destacam. Mas você sabe o porquê disso? Ou, então, como ela funciona e as suas especificações? No nosso post de hoje, sanaremos as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?


O que é a NR-20


Por mais bem preparada e capacitada que uma empresa possa ser, acidentes e imprevistos ainda acontecem.


Assim, a NR-20 estabelece as condições mínimas para eliminar os riscos oriundos de atividades com manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Também, são contempladas as funções de extração, produção e armazenagem desses materiais.


Essa norma, ainda, tem o objetivo de indicar como os projetos que utilizam esses insumos devem ser usados nas etapas de montagem, operação, manutenção, inspeção e, até mesmo, desativação de alguma instalação.


Ademais, ela orienta implementação de medidas que controlam situações perigosas, como o posicionamento de extintores de incêndio e um sistema de aterramento bem dimensionado e instalado.


Quais são as suas classificações


É muito importante saber identificar esses tipos de materiais em seu ambiente de trabalho.


Segundo a NR-20, a combustão é uma reação química exotérmica, na qual ocorre a liberação de calor.


Outro conceito importante é o entendimento de ponto de fulgor como a menor temperatura de um líquido ou sólido, em que os vapores de sua composição juntamente com o ar atmosférico, iniciam uma reação de combustão quando submetidos a uma fonte de ignição.


Assim, é possível fazer as seguintes determinações:

  • líquidos inflamáveis: elementos que possuem ponto de fulgor menor ou igual à 60º C;

  • gases inflamáveis: componentes que inflamam com o ar a partir de uma pressão padrão de 101,3 KPa;

  • líquidos combustíveis: líquidos com ponto de fulgor entre 60 e 94 ºC.

Lembre-se, também, da classificação relativa às instalações de sua empresa. Nessas situações, o tipo de atividade realizada tem prioridade sobre a capacidade armazenamento e segue as seguintes definições:


Classe I

  • atividade: postos de serviços com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis;

  • capacidade de armazenamento: gases inflamáveis entre 2 e 60 toneladas e líquidos inflamáveis e ou combustíveis entre 10 e 5.000 m³.

Classe II

  • atividade: engarrafadoras de gases inflamáveis e atividades de transporte dutoviário de gases e líquidos inflamáveis e/ou combustíveis;

  • capacidade de armazenamento: gases inflamáveis entre 60 e 600 toneladas e líquidos inflamáveis entre 5.000 e 50.000m³.

Classe III

  • atividade: refinarias, unidades de processamento de gás natural, instalações petroquímicas e usinas de fabricação de etanol;

  • capacidade de armazenamento: gases inflamáveis acima de 600 toneladas e líquidos inflamáveis e/ou combustíveis com volumes superiores a 50.000m³.

Como funciona a capacitação de trabalhadores


Para compreender todas as informações presentes na NR-20, um técnico de segurança do trabalho deve se capacitar de maneira correta, realizando treinamentos e adquirindo novos conhecimentos.

Então, um curso de NR-20 é a melhor opção que o mercado pode oferecer. Dessa maneira, faça uma escolha adequada às suas necessidades e que tenha as seguintes características:

  • material didático exclusivo e individual;

  • atividades práticas que simulam a realidade;

  • equipamentos modernos e de qualidade;

  • corpo docente experiente e altamente qualificado.

A segurança e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa dependem das soluções e medidas tomadas por um técnico de segurança do trabalho.

Dessa maneira, esse profissional deve respeitar as leis e as normas regulamentadoras brasileiras. Assim, é imprescindível conhecer e utilizar os conceitos da NR-20 a todo momento.




Fonte: Mastt

0 visualização
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 9.9361-3596 

 

+55 (11) 94035-9940

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2020 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.