Extintores de Incêndio: definições,validade e vencimentos

Extintor de incêndio: Aparelho de acionamento manual constituído de recipiente e acessórios, destinado a combater princípios de incêndio.
Extintores portáteis: Extintores que podem ser transportados manualmente, sendo que sua massa total não deve ultrapassar 20 kg.
Extintores não-portáteis: Extintores cuja massa total ultrapassa 20 kg, montados sobre rodas, transportados por um único operador.
Extintores de pressurização direta: Extintores que estão sob pressurização permanente e caracterizam-se pelo emprego de somente um recipiente para o agente extintor e o gás expelente.
Extintores de pressurização indireta: Extintores que são pressurizados por ocasião do uso e caracterizam-se pelo emprego de um recipiente para o agente extintor e de um cilindro para o gás expelente, podendo este último ser interno ou externo ao recipiente para o agente extintor.
Faixa de temperatura de operação: Faixa compreendida entre – 10°C e 50°C, na qual o extintor é operável.
Faixa de temperatura de exposição: Faixa compreendida entre – 20°C e 80°C, na qual o extintor deve manter sua integridade.
Tempo efetivo de descarga: Tempo verificado do início da descarga até o instante no qual, visualmente, há a redução da ejeção de partículas e simultaneamente troca do ruído característico.
Extintor recarregável: Extintor de incêndio que permite operação de recarga, cujo ensaio hidrostático periódico é obrigatório.
Extintor descartável: Extintor de incêndio de pressurização direta, cuja recarga e ensaio hidrostático periódico não são permitidos, devendo ser descartado após o uso ou quando vencida sua validade.
CLASSES DE INCÊNDIOS
Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.
Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.
Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.
Lembramos que a validade ou vencimento dos extintores de incêndio é de 1 ano para manutenção ou recarga e de cinco anos para teste hidrostático.