Quais os cuidados que devemos ter na escolha da Porta Corta Fogo?




Uma porta corta-fogo é um item de segurança indispensável para manter seus funcionários seguros e para minimizar os danos que um incêndio possa causar a sua empresa. A porta corta-fogo é obrigatória em edifícios de mais de quatro andares desde 1983 e também é um item obrigatório em centros comerciais, escritórios, escolas e hospitais. O seu projeto conta com uma porta corta-fogo? Quais os cuidados na escolha da porta corta-fogo? Quais os cuidados para a sua instalação?


Por que escolher uma porta corta-fogo?

As portas corta-fogo não são portas comuns: são projetadas especificamente para reduzir a velocidade com que o fogo se espalha através de um edifício, proporcionando tempo para que as pessoas presentes possam escapar com segurança.

Essas portas não só diminuem a propagação de um incêndio através de um edifício, como também reduzem a propagação da fumaça de sala em sala, o que pode ser tão letal quanto o próprio fogo. Além de salvar vidas, portas corta-fogo são capazes de salvar um edifício de danos irreparáveis.


Como as portas corta-fogo são diferentes das portas convencionais?

Portas corta-fogo podem ser fabricadas com uma composição sólida ou com um núcleo especial com queima extremamente lenta. Também existem portas corta-fogo com fitas intumescentes ao redor das bordas, que selam os vãos da porta quando em contato com o calor, bloqueando a propagação de gases quentes e fumaça.

É preciso observar a combinação entre a capacidade de resistência ao fogo e o local onde a porta será instalada levando-se em conta a existência ou não de antecâmara e o cálculo de risco da edificação.

A norma técnica classifica as portas de acordo com o tempo de proteção mínima em 30, 60, 90 e 120 minutos. (P-30, P-60, P-90 e P-120). As portas P-30 e P-60 são indicadas para instalação em saídas de emergência com antecâmaras, a P-90 é indicada para instalação nas interligações de escritórios com locais de industrialização e a P-120 é indicada para instalação nos casos de interligação de ambientes que precisam de uma resistência ao fogo de 120 minutos.


Como as portas corta-fogo são testadas?

As portas corta-fogo comercializadas no Brasil devem passar por testes de conformidade, realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e qualificadas por meio do selo de certificação ABNT 11742.

É importante verificar se há um intervalo consistente de não mais do que 3mm na parte superior e dos lados das portas, e não mais de 10mm entre a parte inferior e o revestimento do piso. Isto é fundamental para garantir que a porta esteja perfeitamente selada em caso de incêndio.

Além disso, é obrigatório que a porta receba uma placa com os dizeres em letras maiúsculas: Porta corta-fogo no sentido da rota de fuga. O letreiro deve ter letras brancas e fundo verde ou vice-versa.

É possível escolher qualquer estilo de porta como porta corta-fogo? Diversas portas estão disponíveis como porta corta-fogo, por isso, há uma enorme variedade de projetos, incluindo grande variedade de acabamentos e vidros. Para manterem sua certificação, as portas corta-fogo são vendidas como um “conjunto completo”, incluindo o quadro e ferragens essenciais, que mantém a porta completamente vedada em caso de incêndio.

Existe algum cuidado especial na instalação de uma porta corta-fogo? Sim. Uma porta corta-fogo é um produto que salva vidas e deve ser montada corretamente. A instalação correta é vital para o desempenho da porta em caso de incêndio. As instruções de montagem são normalmente fornecidas com a porta e é essencial seguir estas instruções e verificar se todos os elementos utilizados são compatíveis, incluindo as dobradiças e a barra antipânico.


Em relação a dobradiças?

A dobradiça é um item fundamental já que ela fará com que a porta mantenha-se fechada mesmo durante tráfego intenso de pessoas. Embora a norma permita a utilização de dobradiças helicoidais (normalmente mais econômicas), dependendo do ambiente, se houver qualquer corrente de vento, a porta corta fogo pode não ter a mesma performance exigida no teste. Para se precaver disso dê preferência a dobradiças com molas, já que não possuem essa vulnerabilidade.


Porta corta-fogo dupla (duas folhas) há alguma precaução?

No caso da utilização de porta corta-fogo dupla, um item importante é o selecionador de folhas. Instalado na parte superior do batente, ele garante o fechamento na ordem correta de cada uma das folhas da porta.E você? Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados na escolha da porta corta-fogo? Comente com a gente!

Fonte: Prenova

0 visualização
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 9.9361-3596 

 

+55 (11) 94035-9940

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2020 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.