Que tipo de ferragem posso usar para fechar uma Porta corta-fogo?




A norma ABNT NBR 11742 que está em processo de revisão, indica unicamente o uso de dois tipos de ferragens.  As fechaduras para porta corta-fogo e as barras antipânico. A barra antipânico é indicada para todas as portas de saída de emergência em locais de acúmulo de pessoas, de uso público e na última porta dos edifícios que dão acesso à descarga.


Conforme a ABNT NBR 9077 de saída de emergência de edifícios, descarga é a parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.


Desta forma todas as últimas portas das escadas  de saída de emergência dos edifícios devem ter barra antipânico, pois estas sempre dão acessos  a área chamada de descarga.

A Barra antipânico possui muito mais resistência comparada a fechadura convencional de porta corta-fogo. A norma de barra antipânico a ABNT NBT 11785 possui requisitos e  ensaios muito mais rigorosos comparados a ABNT NBR 13768 que trata de ferragens para porta corta-fogo.


A Barra antipânico possui um desenvolvimento tecnológico muito superior e por este motivo que deve ser usada nos locais  descritos acima e em locais que tenham médio e alto fluxo de pessoas. 


É comum encontramos portas corta-fogo abertas nas edificações, pois as fechaduras convencionais não suportam o fluxo, acabam estragando e deixando a edificação totalmente desprotegida. Uma porta corta-fogo como diz o nome deve cortar o fogo e uma fechadura aberta não consegue fazer esta função. 


A barra antipânico sempre é o equipamento mais adequado para o uso em portas corta-fogo de saída de emergência, mesmo em locais onde a norma não exige seu uso.


Portas corta-fogo com puxadores e sem ferragens para fechar a porta não devem ser usadas e estão em descordo com as normas de segurança vigentes.



Fonte: Disafe

0 visualização0 comentário