Saiba tudo sobre Barras Antipânico

Exigida por lei, para locais com alto risco de acidente, a barra antipânico é um equipamento obrigatório para portas, em locais de rota de fuga, com alto fluxo de trânsito e situações de confinamento, na qual a circulação ultrapasse o número de 50 pessoas simultaneamente como cinemas, teatros, casa de show, escolas, cartórios, faculdades, aeroportos, prédios comerciais, prédios com serviços públicos, hospitais, industrias, etc.
Fabricadas com materiais que atendam a norma NBR 11735 da barra antipânico, e a norma NBR 11742, da porta corta fogo, esse equipamento promove a segurança das pessoas em caso de incêndio e pânico.
A barra antipânico, é instalada nas portas corta fogo ou saídas de emergência, para facilitar a fuga em caso de incêndio, acidente, pânico, sinistros, socorro, etc. e sua função é permitir a abertura da porta com maior facilidade, sem comprometer a fuga.
A barra antipânico, foi projetada especialmente para garantir a saída de todas as pessoas, principalmente dos portadores de necessidades especiais, os componentes e acessórios devem atender as rigorosas exigências sobre a lei da acessibilidade, para não comprometer a segurança da fuga.
TIPOS DE BARRA ANTIPÂNICO:
Existem modelos de barra antipânico em tamanhos que variam entre 1m de largura por folha e 3,0 de altura, nas cores cinza, preta, prata, vermelha entre outras.
Existem alguns acessórios que são fundamentais para um bom funcionamento da barra antipânico, como a maçaneta para o lado externo, o puxador do lado externo, fechaduras com chave do lado externo, controle de acesso com senhas ou cartões, fechadura eletromagnética, travamento superior e inferior em uma ou duas folhas, selecionador de folhas, entre outros.